17 de abril de 2008

Um apartamento do barulho...


Semana passada houve algo como um desfecho para o caso do reitor da UnB, um mané lá que esqueci o nome, porque é nome de gringo e nome de gringo eu não guardo muito bem, mas acho que podemos chamá-lo de Tim. É, acho que pode sim porque eu lembro que o nome dele tinha algo a ver com isso aí.

Então. O Tim, como todos sabem, redecorou todo o apartamento dele com tudo do mais caro que ele conseguiu encontrar. O cara deve ter alguma ascendência árabe, porque Turco não gasta assim, mas o pessoal de Dubai pagaria uns mil "conto" numa lixeira. Se não me engano, o hotel barrigudo que os caras fizeram lá na terra deles (é, a terra lá é deles mesmo, afinal foram os sheiks de lá que fizeram a bagaça toda, né?) tem um monte de pinduricalho de ouro, prata e o escambau. Lixeira de mil "conto" é mixaria.

Mas eu estava falando do Tim. Pois é, o Tim tentou fazer o mesmo com o imóvel em que ele morava. Sem problema, afinal cada bicha tem o direito de ter a decoração afrescalhada que quiser. O único problema do cara é que "parece" que ele usou dinheiro público para isso. Tá o problema não é ter usado o dinheiro público para fins privados, que se isso fosse problema o Congresso estava na mais profunda merda. O problema foi ele ter sido pego fazendo isso. É, ser pego cometendo um crime realmente é um problemão.

Aí os estudantes da UnB fizeram o que qualquer mente inferior (um dos vestibulares mais difíceis do País e os caras me fazem um papelão desse...) faria: invadiram a reitoria. Cara, eu sou liberal, quando o assunto é política, mas não me fala de invasão e baderna não, porque aí eu engrosso. Quem invade qualquer coisa (terra, casa, reitoria...) é bandido. É bandido sim! Invadiu tem que levar borracha. Tô falando sério! Pergunta para o capitão Nascimento.

Foi mal. Não era para entrar no mérito da forma de protesto (mal) escolhida pela elite cultural do País (cof, cof...) que vim aqui hoje. Vim porque eu me lembrei de um episódio ocorrido no ano que passou. Para quem não se lembra, outra elite cultural de Pindorama, só que lá da USP, também invadiu o prédio da reitoria de lá. É, se achavam os mártires da democracia, os imbecis. É isso mesmo que você leu. Imbecis. E bandidos, né? Onde já se ouviu falar de alguém invadir um prédio público, impedir o funcionamento do órgão ali existente e ainda ficar posando de herói da resistência? Tudo bandido.

Também não era para criticar a (estúpida) forma de protesto dos caras de cu lá. É que é difícil controlar a vontade de chamar o BOPE para tratá-los como os imbecis que são e liberar o prédio esbulhado. Enfim, eu só passei para lembrar o motivo dos protestos dos paulistas. Para quem não sabe, eles ficaram enfurecidos porque o Governador de lá editou uns atos aí (que fazem parte de suas atribuições) e criou uma secretaria para fiscalizar a aplicação dos recursos repassados para as universidades paulistas.

Tem base reclamar por uma coisa dessas? Também acho que não, mas os manés, nossa "elite cultural", achou isso uma afronta à liberdade de direção das instituições de ensino. Mais uma vez, acho que os estudantes, no caso da USP, foram usados como massa de manobra pela diretoria e professores daquela instituição. Digo mais uma vez, pois os caras-pintadas também o foram. Era só a desculpa que os bandidos do Congresso queriam para tirar o Collor do poder. Duvida? Pergunta para alguém que realmente sabe o que aconteceu naquela época. Ou talvez só queriam aparecer no Jornal Nacional, vai saber. É, acho que os caras-pintadas também só queriam aparecer. Dizem que os ricos são um pouco mais carentes que nós, pessoas comuns. Não sei dizer.

Mais uma coisa é certa: vocês conseguem ver como os caras estavam errados? Imagine a sujeira que vai aparecer quando o Governo de São Paulo resolver fiscalizar de verdade as aplicações. Aliás, já começou a aparecer despesa na Disney e outras coisas pelo Brasil afora.

Vocês conseguem diferenciar a maturidade dos alunos da UnB para os da USP? Tudo bem, eu sei que ambos usaram um meio criminoso para protestar e deveriam levar borrachada por isso. Estou falando dos motivos dos protestos. Os estudantes daqui protestavam (estupidamente, eu sei que você já sabe, mas não posso perder a oportunidade de falar isso) para que o criminoso (o outro, afinal eles também o são, já que invadiram um prédio público e interromperam o funcionamento normal do órgão ali situado, não esqueçamos disso) fosse afastado do cargo e investigado até o último fio de cabelo, para que pudesse ser punido pelo "eventual" crime que houvesse, "eventualmente", cometido.

Os paulistas não, protestavam porque o Governo, no exercício legal das suas atribuições, queria investigar a fundo os investimentos lá feitos. Se o Governo não fiscaliza, o que pode ocorrer é justamente a aplicação indevida de recursos para fins privados, o que é inadmissível. Perceberam como os alunos da USP estão, moralmente, em grau de evolução inferior ao dos alunos da UnB?

Eu percebi. Ainda não concordo com o método utilizado (que é criminoso e eu vou repetir isso até meus dedos caírem e minha língua travar), mas pelo menos posso aprovar os motivos dos alunos da UnB. Espero que agora ninguém se esqueça dos alunos que protestaram lá na USP e que alguém os avise que é por conta do que o Tim fez na UnB que as contas das universidades paulistas têm que ser fiscalizadas sim. Espero, ainda, que eles se sintam envergonhados por levarem lição de moral do pessoal daqui.

E nunca se esqueçam que invadir propriedade é crime. Seja aluno invadindo reitoria, sejam aqueles vagabundos do MST (não gosto deles mesmo, e daí?), seja lá quem for. Quem comete crime, salvo as excludentes do artigo 23, é bandido e tem que pagar por isso. Falei acima das borrachadas porque me divirto vendo playboys se lascarem.

Abraços a todos.

Marcadores: