14 de abril de 2008

E por falar nisso...


Voltando ao assunto da moderação nas postagens, acho que ainda ficou alguma coisa para reclamar e mais uma regra ditatorial a divulgar.


Este, apesar da má utilização do vernáculo, é um blog feito na Língua Portuguesa do Brasil. À exceção dos comentários em qualquer outro Português que não o nosso brasileiro (afinal, se até nossa Constituição Federal dá um tratamento especial a eles, por que não eu?), não vou publicar qualquer coisa que seja "em estrangeiro", ou seja, qualquer comentário feito em uma língua que não a nossa "última flor do Lácio" (que era uma região feia, cheia da mais completa ralé daqueles tempos, mas que os gramáticos gostam de falar como se fossem os Elísios, ou o próprio Valhalla).


Não é que eu não conheça outros idiomas. Só não quero que isso aqui fique (mais) desorganizado. Eu entendo bem de inglês, espanhol, italiano e consigo até me virar com bastante razoabilidade no francês e no alemão. Só que o blog é em Português. Podem chamar de frescura, mas o blog é meu não quero me cansar traduzindo os comentários para poder entendê-los. É só isso. Preguiça, como chamam por aqui.


"Por que, titio Lontra, o Senhor resolveu falar sobre isso agora?"


Simples. Porque alguma alma muito angustiada e mais preguiçosa que eu (continue lendo que você vai entender) me fez um comentário em inglês. No mesmo comentário, a figura deixou um link (oportunista é isso aí) para o próprio blog. Como bom cristão que sou, fiz a caridade de ir lá dar uma conferida no material. É bem gay. Juro. Um negócio amarelo cervo que não me agrada nada.


Lá estando, olha o que é o destino, resolvi ler os comentários que deixaram para o figura.


[Nota mental: Ainda não falei que o blog do cara também é em português brasileiro, né? Pois é. O cara posta (cacofonia, eu sei) na língua de Paulo Coelho (é, para sacanear mesmo) e comenta no idioma do George Bush (sacaneei outra vez).]


Voltando. Lá estava eu, em seus (dele) comentários, quando, de repente e não mais que de repente, encontro um comentário de uma outra blogueira que questionava o figura sobre essa disparidade entre o blog e os comentários que ele deixa. A blogueira em questão identificava-se pelo nick Cacau. Fui ao blog dela, óbvio. Lá chegando, li um texto que muito me agradou. Nada mais justo que deixar um comentário para a moça, certo? Certo!


Oh! A surpresa das surpresas! Havia um comentário lá do mesmo figura que tentou comentar em inglês aqui. Não bastasse isso, o indivíduo fez o favor de deixar lá O MESMO (juro, é o mesmíssimo) comentário que tentou deixar aqui. Logo concluí o óbvio (conclusões óbvias são uma das minhas poucas especialidades): o Zé Ruela, ao invés de ler os blogs e comentá-los, como seria de bom tom, arrumou um programinha, como aqueles que deixam milhares de scraps no orkut, que faz uma porra d'uma mensagem padrão, em inglês, e a envia, indiscriminadamente, a todos os blogs da lista do Blogger. No caso, qualquer blog que termine em "blogspot.com" está sujeito a essa manobra vil e reptícia para atrair visitantes.


Cara, isso me irritou deveras. Apelidei o programinha do elemento de "gerador instantâneo de comments Tabajara, ínglixe verxion". Não tinha grana para comprar a versão nacional, nem o crack da mesma, então resolveu ficar só com a versão original mesmo.


É por isso que fiquei um tempão sem aceitar comentários. Para evitar que imbecis assim aparecessem por aqui. Afinal, se ele não pudesse comentar, certamente nem teria chegado aqui, pois é possível que esse "gerador Tabajara" liste apenas blogs que têm os comentários liberados, o que, com a ajuda de Loki, nunca mais vai ser o caso aqui. Aqui os comentários não são liberados; são restritos e devidamente moderados. Imagine a vergonha de ter um dos meus cultos leitores apreciando a porcaria que aquele mané sem criatividade para comentar escreve. Não, queridos amigos, não o permitirei jamais.


No mais, é só dar uma lida nas outras regras. O mais importante mesmo é que vocês saibam que este blog é meu. Superada essa fase, nossa convivência será das mais plácidas.


Abraços.