O Blogueiro.
Certo. Não sou o maior defensor de estrangeirismos, mas não posso me furtar a fazer uso deste que está no título. Digo isso pelo simples fato de não encontrar (tá, nem procurei que tô com preguiça...) outra palavra que descreva as pessoas que insistem em colocar seus textos na Grande Rede (mesmo que ninguém se importe ou tenha pedido nossa opinião sobre qualquer coisa). Sim eu poderia usar o termo em inglês mesmo (blogger = imagino que seja - que ou aquele que faz ou lê blog), mas ia ficar parecendo propaganda de um certo site que existe por aí (tá... como se o mesmo já não fizesse propaganda no presente blog...).
O fato é que agora eu faço parte desse multiverso (multi, posto que não é único, já que cada um o percebe de seu particular ponto de vista). Como sou totalmente inexperiente no assunto (um neófito, diriam alguns) resolvi dar uma zapeada pelos blogs já existentes, a fim de apreender um pouco da experiência de escritores de sucesso, ou que, pelo menos, têm a cara-de-pau de manter seus blogs em atividade, mesmo que não recebam nem uma visita sequer.
Decisão tomada, vamos à parte prática: ler blogs alheios. Comecei com o Garotas, site em que três jornalistas (Clarissa Passos, Flávia Pegorin e Viviana Agostinho) liberam todo o seu bom humor (ou não) e suas opiniões sempre bem colocadas, e do qual ouvi falar pela primeira vez na revista Época. Gostei da coluna delas na revista e resolvi conferir o site. Não me decepcionei! Li vários arquivos antigos e fiquei com muita vontade de participar de várias promoções de fim de ano que ela fizeram. Também foi a primeira vez que ouvi falar de uns caras dos quais (mal sabia eu) iria virar um grande fã. Talvez muitos de vocês (como se um fosse algo plural) nunca tenham ouvido falar neles, mas trata-se do grupo inglês de humor (ou grupo de humor inglês, vai saber) Monty Phyton. Eles são realmente tudo o que se pode esperar de humor. As Garotas também!
Através delas eu conheci um outro blog muito bom também (no qual, junto com o Garotas, eu vou todos os dias, ávido por qualquer atualização). Trata-se do Jesus, me chicoteia!, do Marco Aurélio. Com uma proposta que me cativou de primeira (reescrever a Bíblia de um jeito divertido) é um blog que tem que ser recomendado. O JMC, além dessa proposta inusitada, mas muito bem-vinda, possui também um humor e um bom gosto artístico raramente encontrados juntos nos dias de hoje.
A partir do JMC eu conheci muitos outros blogs, por meio de sua lista de Profetas. Dei uma passa rápida pelo Utopia Dilucular, pelo Ao Mirante, Nelson! e por, praticamente, todos os listados lá. Chamaram-me a atenção, além dos citados, o do Polzonoff, pela inteligência com que o Paulo escreve (o que garantiu que, de quando em vez, passarei por lá), e também os engraçadíssimos Padre Levedo e Onipresente Ausente. Sem dúvida esses últimos são os que mais gostei da lista do JMC.
Bom, cada blog tem sua lista própria com os blogs mais acessados pelos autores (até este que voz escreve é detentor de tal lista), então cada blog pode levar-nos a mais blogs. Claro que existem inúmeras coincidências em algumas listas (o próprio JMC aparece em um monte, mesmo em alguns blogs que não estão nos Profetas, como é o caso deste ainda humilde e iniciante blog). Mas o fato é que existem uma infinidade de pessoas que, assim como eu, resolveram abrir suas mentes para que qualquer pessoa familiarizada com internet possa se divertir ou divergir.
Mas, por que cargas d'água você tá falando tudo isso e pagando pau para esses blogs aí que você mencionou? Oras, porque me deu vontade, só por isso. E também porque eles são bons (ao menos para o meu gosto simplório) e eu achei que eles mereciam alguma homenagem, mesmo que os mesmos nunca descubram isso. Acho que os homenageio por sua coragem de criar um blog e dedicação que todos ofertam aos seus respectivos blogs. Também por perceber que grande parte dos blogueiros são amigos e saem, fazem festas juntos. Exemplo disso é o JMC que já fez algumas festas de aniversário do blog e muitos blogueiros apareceram por lá.
Só isso. Quero exaltar esse sentimento de união que existe na blogosfera e dizer que, a partir de agora, pretendo ser realmente um blogueiro, ou seja: manter esse troço atualizado, procurar passar um pouco de minha personalidade para o mundo.
Ao(s) meu(s) leitor(es), um grande abraço. Aos Blogueiros, VIDA LONGA!!!
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Página inicial